22 de novembro de 2017

Alunos do curso de Licenciatura fazem viagem didática

No último dia 7 de novembro, cerca de 40 alunos de duas disciplinas* ministradas por Cibelle Celestino Silva, docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, fizeram uma viagem didática a São Paulo (capital), passando por três diferentes locais: Museu Catavento, Parque da Luz e Mercado Municipal. “As viagens didáticas são a oportunidade para os alunos contextualizarem o conhecimento, interagirem entre si, e viverem novas experiências culturais, que são essenciais para cultura geral de um bom professor”, afirma Cibelle. “Além disso, acho importante também que os alunos conheçam metrópoles brasileiras. Muitos de nossos alunos são do interior do estado, e nunca tiveram essa oportunidade”.

Conforme já mencionado, um dos locais visitados foi o Museu Catavento Cultural, espaço de divulgação científica repleto de objetos e ambientes de aprendizagem interativos e informais. “Esse tipo de atividade acrescenta muito pra gente. Aprender fora do ambiente tradicional, ou seja, fora da sala de aula, torna-nos muito mais ativos, e conseguimos abrir nossas mentes para outras metodologias de ensino”, relata Mariana Omura, aluna do 1º ano do curso de Licenciatura em Ciências Exatas. “Os experimentos dos museus de ciência, que englobam diversas áreas, são realmente muito lúdicos e conseguem atingir muitas pessoas”.

Iago Ribeiro, estudante da turma de Mariana, que também participou da viagem, compartilha o mesmo entusiasmo da colega. “A filosofia de Paulo Freire prega que a educação se dá pelo contexto, e percebemos que, nesse tipo de atividade, o conhecimento sai da universidade e migra para a comunidade. Como professor, é essencial que entendamos a necessidade de sair do local tradicional de ensino e compartilhar nossos conhecimentos com a comunidade”, diz.

Como futuros professores, ambos afirmam que a visita foi muito empolgante e, de lá, tiraram diversas ideias que, no futuro, têm a intenção de inserir em sala de aula. “Como professora, eu gostaria muito de poder levar experimentos em sala de aula, para que meus alunos vejam que a Física realmente acontece em nosso dia a dia”, diz Mariana.

Iago faz coro com a colega de sala, e ressalta que atividades didáticas muito interessantes podem ser levadas até a sala de aula. “No CDCC**, por exemplo, temos a Experimentoteca, e, mediante cadastro, podemos emprestar esses kits para levar onde quisermos”, diz o estudante.

Após a visita ao Museu, os alunos também passaram pelo Parque da Luz, onde puderam prestigiar diversas esculturas de artistas brasileiros famosos, como as de Lasar Segall. Finalizando o passeio, a última parada foi no Mercado Municipal, no qual os alunos tiveram a oportunidade de experimentar o famoso sanduíche de mortadela.

*Mecânica e História da Ciência

**Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP)

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP