26 de setembro de 2018

Alunos do Curso de Licenciatura fazem viagem didática

Escola Concept

As denominadas “Viagens Didáticas” fazem parte da disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências II, que compõe a grade do 3º ano do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas ministrado no campus USP São Carlos, disciplina essa que se encontra sob a responsabilidade da docente do IFSC/USP, Profª Nelma Regina Bossolan, tendo o objetivo de proporcionar aos alunos estagiários uma prática profissional que atenda diretamente ao objetivo do curso, que é formar professores na área das Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental.

Sala Maker – Escola Concept

Nas atividades de estágio realizadas, os estagiários deslocam-se às escolas públicas da cidade de São Carlos e ficam ao longo de um ano desenvolvendo diversas atividades com os jovens alunos, vivenciando assim a prática profissional de futuros professores. Em um primeiro momento, os alunos estagiários apoiam os professores das escolas em diversas demandas, sendo que após esse período eles ficam responsáveis por ministrar algumas aulas de Ciências da Natureza a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (uma das áreas para a qual o Curso de Licenciatura é direcionado).

Área externa da escola Concept

Inserido nesse espírito, a Profª Nelma Bossolan organizou no dia 31 de agosto último uma “viagem didática” a duas escolas localizadas na cidade de São Paulo que apresentam diferenças significativas na tradicional metodologia do ensino nacional – uma escola pertencente ao SESI, localizada na Vila Leopoldina, e a escola Concept, no Jardim Europa. A primeira surpresa para os alunos do Curso de Licenciatura foi apresentada pela escola do SESI, essencialmente dedicada aos filhos dos profissionais da indústria que antigamente era gratuita e que agora se apresenta quase como uma escola de elite, com frequência paga, albergando, inclusive, uma faculdade de educação que tem como missão formar os professores das escolas do SESI, por grandes áreas de concentração: Ciências Humanas, Linguagens, Ciências Exatas e Ciências da Natureza. A escola SESI, dentre seus diferenciais, tem um FabLab (do termo em inglês fabrication laboratory), integrante de uma rede mundial de centenas de laboratórios.

FabLab – SESI

Contudo, a grande surpresa para os futuros professores foi a da escola Concept. Pertencendo a um conglomerado grande de estabelecimentos de ensino – entre eles o Grupo COC -, esta escola coloca-se como inovadora em diversos aspectos, tendo abolido, logo na sua criação, o formato tradicional de ensino em sala de aula e iniciado uma metodologia de ensino onde o aluno é o protagonista em todas as atividades realizadas. Baseada no modelo finlandês de ensino fundamental, considerado o melhor do mundo por apresentar os melhores índices de aprendizado, esta escola – bilíngue – oferece tudo aquilo que um professor brasileiro sonha em ter: infraestrutura externa e interna de altíssima qualidade, com auditório completamente equipado, ampla biblioteca, laboratórios “maker”, onde os alunos são capacitados a idealizar, desenvolver e construir os mais diversos artefatos e peças, sob a coordenação de seus professores.

Laboratório de biologia – SESI

Para um país que carece gritantemente de infraestruturas mínimas para um ensino de qualidade, o que foi apresentado pela Concept quase pareceu uma contradição: contudo, o que está em causa é tão só uma proposta diferenciada, um “modus operandi” diferente de tudo aquilo que existe no Brasil e em muitos outros países. Outra particularidade interessante é que os professores da Concept são sempre convocados para inúmeros cursos de especialização que transcorrem durante seus percursos rumo aos mestrados, uma formação contínua ao longo de suas carreiras. Tudo isso causou um “choque” nos alunos do Curso de Licenciatura da USP São Carlos.

“Acho que este foi o grande objetivo desta “viagem didática”: proporcionar aos alunos experiências com modelos de ensino completamente diferentes dos habituais, promovendo neles reflexões e críticas, e dar-lhes a oportunidade de entenderem que esses mesmos modelos adotados em algumas escolas privadas podem dar certo nas escolas públicas, atendendo a que o material humano é exatamente o mesmo”, pontua Nelma Bossolan, acrescentando que o direcionamento apresentado pela escola Concept é preparar o aluno para os desafios contemporâneos de um mundo conectado em tempo real, inclusive nas questões sociais locais e globais. “Nossos alunos do Curso de Licenciatura – futuros professores – serão certamente capazes de atuar em escolas com esse perfil, pois a formação que as Unidades responsáveis dão é de excelência”.

Profª Nelma Bossolan (terceira à direita) com sua turma

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP