15 de outubro de 2019

Aluno do IFSC/USP vence prêmio em encontro de física de partículas

Marcus Vinicius Gonzalez Rodrigues, aluno do último ano do Curso de Bacharelado em Física (IFSC/USP), conquistou o prêmio de melhor poster da área temática Hadronic and Elementary Particles Phenomenology no XL Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos (ENFPC) e XLII Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil (RTFNB), eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), que se realizaram entre os dias 01 e 05 de setembro de 2019, em Campos do Jordão, e que pela primeira vez ocorreram simultaneamente.

Com o foco de aprimorar e motivar a criação de novos projetos e colaborações entre os físicos que atuam no Brasil e pesquisadores estrangeiros oriundos de importantes centros científicos, a apresentação de trabalhos científicos, no formato de posters, esteve dividida em sete grandes áreas temáticas, sendo que o trabalho de Marcus concorreu com outros trinta, de elevada qualidade.

“O trabalho que apresentei foi relativo à área de fenomenologia em física de partículas para a determinação precisa de parâmetros livres da Cromodinâmica Quântica (QCD), em particular do acoplamento forte alpha_s, que mede a intensidade da interação forte. Embora a QCD apresente grande sucesso experimental, seu entendimento teórico ainda é intrincado, e portanto o conhecimento preciso dos parâmetros fundamentais é de extrema importância. A QCD é algo recente, que começou a ser trabalhado e desenvolvido a partir da última metade do Século XX”, explica Marcus.

Surpreso com a conquista do prêmio, Marcus comenta “Passei até um pouco de vergonha, pois quando recebi a notícia fiquei bem eufórico… Mesmo que eu soubesse que haveria premiação, nunca imaginei que poderia ganhar, visto que a grande maioria dos trabalhos eram de mestrado e doutorado. Meu trabalho de IC representa apenas uma abordagem simplificada do problema”, relata Marcus.

O aluno e seu orientador – Prof. Diogo Boito (IFSC/USP) -, já estão concentrados no projeto de mestrado, dependendo o mesmo do apoio da FAPESP para esse efeito.

Poster do trabalho apresentado na SIFSC, exatamente igual ao que originou o prêmio

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP