29 de agosto de 2018

Aluno do IFSC conquista “Prêmio Tese Destaque USP – 2018”

Diego Paiva Pires, doutorando do IFSC/USP entre os anos de 2016 e 2017, foi o vencedor do Prêmio Tese Destaque USP, edição de 2018, na Grande Área – Ciências Exatas e da Terra, com o trabalho intitulado Geometria da informação quântica: uma abordagem geral acerca do tempo de evolução.

Orientado durante seu doutorado pelo Prof. Dr. Diogo de Oliveira Soares Pinto (IFSC/USP), Diego Pires (30), natural da pequena cidade de Conceição das Alagoas (MG), está fazendo atualmente seu pós-doutorado no Instituto Internacional de Física (RN), trabalhando afincadamente na interface da Teoria de Informação Quântica e Física da Matéria Condensada, sendo que seu objetivo é continuar na carreira acadêmica.

Embora tenha concorrido ao prêmio convicto da qualidade de sua tese, Diego ficou surpreso com a conquista, já que, segundo ele, “Com a envergadura que a USP tem, com certeza concorreram ao prêmio muitos e excelentes trabalhos, pelo que foi uma surpresa, mas também uma alegria muito grande ter conquistado este prêmio”.

O Prêmio Tese Destaque USP é instituído pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, com o objetivo de reconhecer e premiar as teses de Doutorado de destaque defendidas nos Programas da USP, em todas as áreas do conhecimento, e estimular a constante busca pela excelência na pesquisa.

O autor da Tese Destaque USP receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil e seu orientador, um prêmio de R$ 5 mil, como recursos para custeio, sendo igualmente concedidas duas menções honrosas.

Os trabalhos foram avaliados por nove comissões julgadoras indicadas pela Pró-Reitoria, tendo-se levado em conta critérios como originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e valor agregado ao sistema educacional.