10 de maio de 2021

Alumna: Programa gratuito de mentoria para graduandas

A Alumna, projeto voluntário e gratuito de mentoria para alunas de graduação de todo o país, está com inscrições abertas no site alumna.com.br, até o 28 de maio. São cinquenta vagas e as selecionadas terão, durante seis meses (de julho a dezembro de 2021), acompanhamento de uma profissional experiente para troca de aprendizados e dicas de desenvolvimento de carreira.

O programa é totalmente sem custo para a selecionada e tem como público-alvo graduandas de qualquer universidade (pública ou privada) do país, dos cursos de humanidades, engenharias e STEM (ciência, tecnologia, engenharias e matemática). Mentorias semelhantes chegam a custar até R$ 2.000 no mercado. Na primeira turma, que começou em janeiro, 13 estudantes passaram pelo processo de aceleração de carreira.

Cada aluna terá acompanhamento individual com base na sua formação acadêmica, perfil e interesses. Além disso, estão previstas mentorias coletivas sobre carreira e softskills. As mentoras, que na época da faculdade tiveram as mesmas dúvidas das hoje graduandas, atualmente são profissionais experientes que trabalham em grandes empresas como a Colgate,  pesquisadoras em instituições como Berkeley, diplomatas ou empreendedoras.

A seleção acontece em duas fases. Na primeira, a candidata deve preencher um formulário para avaliação do perfil socioeconômico. Na segunda etapa, as pré-selecionadas recebem um novo formulário com perguntas abertas e devem enviar um vídeo contando um pouco sobre si. São especialmente encorajadas a se inscrever aquelas que sejam a primeira geração da família na universidade, além de mulheres pretas e periféricas.

Fundada em 2020, a história da Alumna (que nasceu como Alma Mater) começou há mais de 15 anos, quando duas estudantes de Relações Internacionais da Universidade de Brasília se conheceram e formaram uma parceria que dura até hoje. Além de amigas e mentoras informais, elas perceberam que mais mulheres precisavam desse apoio que encontraram uma na outra e também em suas redes profissionais.

Neste ano, a Alma Mater foi selecionada para o Future Females Business School, iniciativa apoiada pelo governo britânico que ajuda empreendedoras a desenvolver negócios de impacto social por meio de um programa de aceleração de três meses.

No começo de maio, o programa estreou uma nova marca, Alumna, para honrar e representar as mulheres que vencem batalhas diárias, mudam estatísticas e querem construir uma sociedade melhor. A meta é impactar 10 mil mulheres até 2025.

Inscrições para programa gratuito de mentoria – Alumna
Candidaturas e informações, clique AQUI.

Instagram: https://www.instagram.com/alumna_br/
Público-alvo: alunas de graduação de qualquer universidade pública ou privada do Brasil.