22 de abril de 2019

“Ciência às 19 Horas”: A malária volta assustar o Brasil

Depois de quase uma década de constante progresso no controle da malária, o Brasil volta a registrar um aumento expressivo do número de casos na Amazônia. Em 2016, foram notificados somente 129.000 casos no País, o menor número em 37 anos. Entretanto, chegamos ao final de 2017 com mais de 193.000 casos notificados – um aumento de quase 50% em relação ao ano anterior. Os números provisórios de 2018 tampouco dão margem a otimismos.

Por esse motivo, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) realiza no próximo dia 24 de abril, a partir das 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, mais uma edição do programa Ciência às 19 Horas, com a participação do Prof. Marcelo Urbano Ferreira, pesquisador do Departamento de Parasitologia – Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/USP), que irá falar sobre A malária volta a assustar o Brasil.

Tendo em consideração que a Universidade de São Paulo possui uma longa e frutífera tradição de cooperação técnica com o Ministério da Saúde e com as secretarias municipais e estaduais, para o controle da malária, esta palestra irá apresentar alguns dos recentes resultados  apurados em pesquisas de campo recentes, na busca de fatores que contribuam para um melhor controle da doença, principalmente na Amazônia, onde ela é originária.

Esta palestra é aberta a todos e tem entrada gratuita.