2 de dezembro de 2022

Prof. Luiz Eugênio Mello fala sobre a FAPESP e o avanço da ciência paulista

O IFSC/USP levou a efeito no dia 02 de dezembro mais um colóquio, desta vez com a presença do Prof. Luiz Eugênio Mello, Diretor Científico da FAPESP, e que na oportunidade abordou o papel da FAPESP no avanço da ciência paulista, num momento em que a Fundação completa sessenta anos de existência.

Embora os desafios provocados pela pandemia tenham sido imensos, o certo é que a FAPESP soube gerir esses momentos, continuando a manter seus objetivos e implementando novas medidas destinadas a enriquecer a diversidade – gênero, etnia ou origem – na força estadual de pesquisa.

Quais são as principais metas a longo prazo que a FAPESP visa atingir? A esta pergunta feita pela Assessoria de Comunicação do IFSC/USP, o Prof. Luiz Eugênio Mello respondeu que, embora a pandemia tenha prejudicado grandemente a ação da FAPESP, o certo é que as grandes metas propostas pela Fundação não se alteraram. “Essa é uma perspectiva que eu tenho buscado enfatizar, já que a Fundação tem procurado trabalhar com projetos cada vez maiores, mais ambiciosos e com um potencial de impacto cada vez maior. Evidentemente, o projeto em si pode ter um recorte que possa variar, mas nesse sentido a FAPESP continua o seu caminho, por exemplo, com a criação de centros de pesquisa – CEPID’s -, onde vários deles se encontram sediados aqui, no IFSC/USP, e que conjugam a produção de ciência fundamental de qualidade, a inovação e a transmissão de conhecimento para a sociedade, através da difusão”, pautou o entrevistado.

Para o Prof. Luiz Eugênio Mello, a FAPESP, de forma progressiva, tem buscado alcançar esses objetivos por meio de outros instrumentos. Assim, mais recentemente, foram criados os centros de pesquisa em engenharia, que também podem ser chamados de centros de pesquisa aplicada, que têm uma vertente mais de interação com a área empresarial. “Na sequência, vieram os centros de ciência para o desenvolvimento, já durante a minha gestão, que obviamente têm que ter um parceiro que vá aplicar o conhecimento que foi produzido, e por fim, está em vias de ser efetivada uma profunda revisão do programa de pesquisa em políticas públicas, que embora seja um programa antigo da FAPESP, está sendo revisado de forma a apresentar uma maior ambição e duração. Em essência, se olharmos em retrospecto, isso já estava programado há algum tempo, daí que eu entenda que é uma sequência lógica, sem interrupção”, pontuou o Diretor Científico da FAPESP..

Em seu colóquio, o Prof. Luiz Eugênio Mello fez essa mesma retrospectiva da transformação por que passou a FAPESP nas últimas três décadas, onde no início apenas financiava pequenos projetos, com bolsas e auxílios individuais. Três décadas depois, a FAPESP oferece uma carteira de fomento atenta às diversas necessidades e modalidades de atuação dos pesquisadores, sendo que essa evolução acompanhou quantitativamente e impulsionou qualitativamente a expansão do sistema de pesquisa estadual no período.

Para o Diretor Científico da FAPESP, atualmente, o estoque de projetos contratados compreende pesquisa básica, aplicada e voltada para a inovação; pequenas e grandes equipes; trabalho intra-departamental e colaborações internacionais; infraestrutura de pesquisa e programas especiais para jovens talentos; e grandes iniciativas com alvos específicos. Os temáticos, as bolsas BEPE, o BIOTA, o PIPE e o CPE são apenas alguns exemplos de programas duradouros bem sucedidos.

Em sua apresentação, o Prof.  Luiz Mello procurou mostrar que todo esse avanço só foi possível porque a Diretoria Científica da FAPESP se pauta por três princípios, a saber: seleção de projetos com base na qualidade da pesquisa proposta; avaliação por pares; e diálogo com a comunidade.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP