23 de maio de 2023 - 15h00 - Evento online

“6ª Escola de Pesquisadores do Campus USP de São Carlos” – Redação Científica: problemas e caminhos

Uma programação de elevado nível

Inscreva-se!!! – https://doity.com.br/escoladepesquisadoresscusp#registration

Serão apontados alguns dos problemas cruciais para a prática da estruturação do artigo científico, quais sejam: “tese ou artigo?”; “por que os cientistas devem publicar?”; “qual a essência do artigo científico?”; “quando iniciar a redação científica?”; “sequência lógica para redigir o texto científico”; “Quais resultados excluir do artigo?”; “estratégias para redigir os procedimentos”; “Organizando a Discussão”; “Introdução: minha hipótese foi negada”; “Resumos: a falácia dos resultados”; “Título: escolha seu foco”. Ao final, haverá tempo para perguntas e respostas

Gilson Volpato é Biólogo, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia), Pós-doutor em Comportamento de Peixes e Livre-Docente em Fisiologia Animal Comparada. Professor Adjunto aposentado da Unesp desde 2017. Em sua linha de pesquisa na área biológica, foi pesquisador de Produtividade Científica pelo CNPq, de 1986 a 2017, chegando ao nível 1B. Na área de ensino de ciência e redação científica, vem há 37 anos ministrando cursos de Formação de Cientistas, Metodologia Científica e Redação Científica. Nesse caminhar, já publicou 12 livros nesses 3 temas (Amazon.com.br – Gilson Volpato), além de vários artigos a convite em revistas científicas. Orientou mais de 150 alunos na universidade, em diferentes programas.

Em 2017, tornou- se sócio-fundador do Instituto GilsonVolpato de Educação Científica, uma instituição para formação de cientistas e também para o ensino da mentalidade científica para alunos, professores e profissionais de diversas áreas.