24 de maio de 2023 - 10h30 - Evento online

“6ª Escola de Pesquisadores do Campus USP de São Carlos” – Apresentações Científicas NOTA 10!

Uma programação de elevado nível
Seja na ocasião do trabalho de conclusão de curso, um congresso científico, uma reunião de grupo, uma entrevista de emprego, etc., o ato de apresentar resultados ou um projeto é uma etapa fundamental, obrigatória – mas também temida – para praticamente todos os alunos de graduação e pós-graduação.
No entanto, apesar da grande importância na vida acadêmica, muitos alunos não possuem uma ideia clara sobre como fazer uma boa apresentação científica e, dessa forma, cometem vários erros que prejudicam a transmissão do conhecimento.
Nessa palestra serão abordados alguns dos aspectos mais importantes em uma apresentação científica, como a definição da mensagem principal, o planejamento dos slides, a linguagem a ser utilizada e também algumas dicas sobre como se preparar para o dia da apresentação.
Eduardo G. Ciapina é Professor Assistente Doutor (MS 3.2.) no Departamento de Química e Energia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) – UNESP, atuando na Graduação e Pós-Graduação.
É Doutor em Ciências na área de Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (Universidade de São Paulo – USP) e mestre em Físico-Química pela mesma instituição em 2006.
Concluiu sua graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 2003.
Realizou pós-doutoramento no Grupo de Eletroquímica do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) no período de 2010 a 2012, com estágio no Argonne National Laboratory (EUA) como pesquisador-visitante.
Desde 2004 tem atuado principalmente em Eletroquímica, com ênfase em eletrocatálise, eletroquímica fundamental e eletroquímica de materiais nanoestruturados, bem como experiência na área de síntese e caracterização de nanoestruturas, incluindo técnicas que empregam o uso de radiação sincrotron, como Espectroscopia de Absorção de Raios X.
É autor do livro Apresentações científicas nota 10! (ISBN 978-65-86139-85-3) e co-autor de 2 capítulos no Handbook of Fuel Cells – Fundamentals, Technology, and Applications (Wiley).
Possui 22 artigos científicos publicados em revistas indexadas com arbitragem (Fator H = 12, Scopus), publicou 1 software livre destinado ao cálculo de área superficial de eletrodos sólidos (com mais de 6.350 reads no ResearchGate, dados de março de 2023), atua como revisor de diversos periódicos internacionais e membro da Sociedade Brasileira de Eletroquímica e Eletroanalítica (SBEE) e da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat).