23 de janeiro de 2020

3ª Escola LACA de Pequenas Moléculas (México)

Encontram-se já abertas as inscrições para a 3ª Escola LACA de Pequenas Moléculas, evento que ocorrerá entre os dias 23 e 29 de março de 2020, na Universidad Nacional Autônoma do México (UNAM).

Realizada a cada dois anos, esta escola nasceu como uma iniciativa conjunta de cristalográficos de vários países da América-Latina, com o intuito de dar um treinamento de nível internacional aos jovens latino-americanos de todas as áreas que, de uma forma ou de outra, tem na cristalografia de pequenas moléculas uma ferramenta fundamental na sua pesquisa.

A escola foi desenhada nos moldes das grandes escolas da área (tais como a organizada pela ACA, a BCA e a ECA), sendo um curso intensivo teórico-prático de tempo completo. Ela contará com uma turma avançada e outra iniciante, de maneira a poder contemplar uma ampla gama de alunos de todos os níveis e nacionalidades. Na parte prática, cada aluno terá acesso a um difratômetro, de maneira que poderá levar o seu próprio cristal o qual ele mesmo medirá, resolverá e refinará.

Cabe ressaltar que o comitê organizador realizou um enorme esforço (levando em conta principalmente o contexto socio-econômico atual) para arrecadar fundos de maneira a poder ajudar economicamente o maior número possível de alunos. Assim, contamos com a ajuda da IUCr que  apoiará a participação de alguns jovens cientistas com uma assistência financeira parcial através do Young Scientist Awards. Esta assistência cobre parte dos custos com alimentação e acomodação, assim como as despesas de viagem para frequentar a escola. A solicitação do Young Scientist Awards da IUCr deve ser enviada até 27 de janeiro de 2020 e os resultados serão anunciados em 5 de fevereiro de 2020.

O docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Javier Ellena, faz parte do Comitê Organizador Internacional.

Para obter mais informações sobre esta Escola, e/ou se inscrever, clique AQUI.