30 de março de 2022 - 20h00 - Teatro Municipal de São Carlos

Abertura da temporada 2022 dos “Concertos USP Filarmônica”

A USP Filarmônica, sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, dá início à sua série mensal “Concertos USP”, com apresentação gratuita, na próxima quarta-feira (30/03), às 20h, no Teatro Municipal de São Carlos.

O primeiro concerto da temporada faz parte da “Programação de Recepção dos Calouros da USP São Carlos”. A série 2022 está alinhada ao Ciclo 22 da USP, comemorando os 100 anos da Semana de 22 e os 200 anos da Independência.  Com essa premissa, a USP Filarmônica vai apresentar um programa dedicado à música popular brasileira antiga, repertório este que é fruto das pesquisas inéditas do Núcleo de Pesquisas em Ciências da Performance em Música da USP (NAP-CIPEM).

O programa contempla inicialmente dois clássicos, o Concerto em Sol Maior para dois violões e orquestra de Antônio Vivaldi, e a famosa Ária da Suíte em Ré Maior, de Johan Sebastian Bach.

Daí o programa se torna temático, com paralelos entre a música popular da Europa e do Brasil à época da Independência. Serão apresentados o Fandango castelhano e o Menuetto de Luigi Rodolfo Bocherini, ao lado de seus congêneres brasileiros, as composições anônimas Duas Modinhas Pradenses (ca.1820), cujos manuscritos se encontram na Lira Ceciliana de Prados (MG); Lundum (ca.1825) editado por von Martius em Munique; Lundum (ca.1835) editado pelos irmãos Laemmert no Rio de Janeiro e, por fim; dois números do início do século XX, uma Valsa Caipira e Três Canções Folclóricas.

O primeiro concerto da temporada terá solos dos professores Gustavo Silveira Costa (viola caipira) e Paulo Eduardo de Barros Veiga (violino), e dos estudantes Vitor Botelho Sampaio e Fernando Genari (violões), Larissa Santos (viola), Bruno William dos Santos (violoncelo) e Matheus Luís de Andrade (percussão), todos da USP de Ribeirão Preto, além do spalla especialmente convidado para este concerto, Paulo Paschoal, violinista da OSESP.

Ingressos

Para os que possuem vínculo com a USP, deverão manifestar interesse por meio do preenchimento do formulário (AQUI), até o dia 27/03 (antes de preencher o formulário observar se está logado no e-mail USP).  Havendo mais interessados do que o número de ingressos disponíveis, será realizado um sorteio na segunda-feira (28/03) e os contemplados serão comunicados sobre onde e quando poderão retirar os ingressos.

Para o público em Geral:

a distribuição dos convites acontecerá no próprio Teatro Municipal, no dia do Concerto – 30/03, a partir das 19h30min. Como os ingressos são muito disputados, recomendamos chegar com antecedência no local.

ATENÇÃO:

Serão permitidos apenas 2 (dois) ingressos por pessoa.
Recomendamos que os participantes usem máscara nos espaços do Teatro e durante o concerto

Realização:
Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP;
Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária – Campus da USP de São Carlos e de Ribeirão Preto;
Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP;
Teatro Municipal de São Carlos;

Para conferir a programação completa da Série 2022, clique AQUI.