22 de março de 2019

Dia de comemoração: “2nd Einstein Day” no Instituto de Física de São Carlos

Cento e quarenta anos se passaram sobre o nascimento de Albert Einstein (14/03/1879), uma efeméride que foi devidamente assinalada no IFSC/USP, no dia 14 deste mês, através de uma série de eventos acadêmicos à qual se atribuiu a denominação de 2nd Einstein Day, dando sequência à comemoração similar que aconteceu em 2018 no nosso Instituto.

Foram seis os eventos realizados no âmbito deste 2nd Einstein Day, sob a coordenação da docente e pesquisadora do IFSC/USP, Profª Betti Hartmann, que congregaram os alunos da pós-graduação de nosso Instituto. Saliente-se que, em simultâneo, esta data também comemorou a passagem dos cem anos sobre as famosas expedições organizadas e lideradas pelo britânico Sir Arthur Eddington a Sobral (Ceará), e na ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe – costa africana), eventos esses que ocorreram simultaneamente durante o eclipse solar registrado no dia 29 de maio de 1919, sendo que o britânico escolheu esses locais por oferecerem as melhores condições para a observação do fenômeno que acabaria por confirmar uma das mais extraordinárias previsões da Relatividade Geral de Albert Einstein, que ficou conhecida como “Todas as luzes se curvam no firmamento”.

Prof. Mauricio Richartz em anterior passagem pelo nosso Instituto

Os destaques da programação começaram no período da manhã do passado dia 14, cerca das 10 horas, os alunos de pós-graduação do IFSC/USP tiveram a oportunidade de assistir no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” ao filme “Introdução a pesquisa na relatividade Geral no IFSC”, enquanto que mais tarde, por volta das 13 horas, no Espaço de Convivência “Prof. Horácio Carlos Panepucci”, houve a apresentação de trabalhos (pôsteres) de pesquisa realizados na área de gravidade.

Também no período da tarde, a Profª Betti Hartmann apresentou um seminário onde discorreu sobre as equações que estiveram na origem das previsões de Einstein sobre a Relatividade Geral, ao que se seguiu outro seminário apresentado pelo Prof. Maurício Richartz, subordinado ao tema “Observando as oscilações características de um vórtice hidrodinâmico”, tendo sido reservada para o final do dia a palestra inserida igualmente no programa “Ciência às 19 Horas”, intitulada “Todas as luzes se curvam no firmamento – 100 anos do eclipse que transformou Einstein numa celebridade”, apresentada pelo Prof. Alberto Saa, docente e pesquisador do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da UNICAMP, onde apresentou e discutiu vários pormenores científicos e históricos das expedições acima citadas, que acabaram transformando Einstein em uma das figuras mais populares do Século XX.

Clique na Imagem abaixo para assistir aos comentários do pesquisador sobre esta comemoração.