16 de maio de 2018

2ª Escola de Pesquisadores do Campus USP de São Carlos

Conforme já tivemos oportunidade de divulgar, o IFSC/USP recebeu nos dias 09 e 10 de maio a 2ª Escola de Pesquisadores do Campus USP de São Carlos, um importante evento que reuniu cerca de 240 participantes, entre alunos de pós-graduação, pós-docs., técnicos de nível superior e professores pesquisadores, com uma abrangência temática voltada para todas as áreas do conhecimento, incluindo ciências exatas, engenharias, biológicas, biomédicas e humanas/sociais.

Os esforços empregados pela organização do evento, a cargo da Comissão do Portal da Escrita Científica da USP São Carlos, presidida pelo Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, com o apoio das equipes das Bibliotecas do Campus USP de São Carlos, desaguaram no sucesso de transmitir ao numeroso público presente a forme de aprimorar e consolidar as habilidades necessárias à vida científica de pesquisadores em pesquisa básica e/ou aplicada, em temas ousados e de alto impacto, tendo dado, através da excelência dos palestrantes convidados, inúmeras diretrizes para um melhor trabalho no estado-da-arte.

No balanço deste grande evento, o Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, organizador do mesmo, considera que o principal ponto que deve ser destacado é a felicidade que todos sentiram – palestrantes, organização e participantes – pela excelência do programa, tendo-se mantido o lastro com a origem desta Escola (Semana da Escrita Científica) e cumprido todos os objetivos delineados e inseridos numa visão macro de toda a atividade de pesquisa científica, básica e aplicada. Atendendo a que os tripés desta Escola são a concepção de ideias ousadas rumo a uma pesquisa de alto nível, por forma a se poder avançar na fronteira do conhecimento com alto teor de ética e sofisticação e como transformar os resultados dos trabalhos em avanços sólidos para a área da escrita científica e da publicação de bons artigos, Valtencir Zucolotto considera que tudo isso foi contemplado no evento, motivo pelo qual gerou um enorme sucesso. “Temos uma plataforma bem estruturada – Portal da Escrita Científica do Campus USP de São Carlos -, com uma comissão muito bem escolhida. Daí que o esforço conjunto, a excelência dos palestrantes e principalmente a resposta do público, que entendeu a importância da proposta, contribuiu para algo que irá ficar na nossa memória”, sublinha Zucolotto.

Embora o sucesso do evento tenha sido indiscutível, onde tudo saiu perfeito, Valtencir Zucolotto pretende refinar ainda mais a Escola em futuras edições, pretendendo contar, para isso, com mais apoios na área logística, como por exemplo, congregar alguns convênios, nomeadamente com restaurantes e hotéis da cidade e que se localizem próximo do Campus, por forma a que os participantes tenham maiores facilidades na sua estadia em São Carlos.

Lembramos que entre o numeroso público estavam pesquisadores que vieram do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e de muitas cidades do interior do Estado de São Paulo. “Se cuidarmos dessa intenção, desse reforço de logística, se conseguirmos apoios suplementares da USP para esse fim, nomeadamente da Pró-Reitoria de Pesquisa, podemos abrilhantar ainda mais este evento, que, pela sua dimensão e abrangência, equivale já a um congresso”, pontua Zucolotto, que afirma que existe ainda outra ideia, que é transformar esta Escola em um evento itinerante, não só em outras Unidades da USP, como, também, em outros estabelecimentos de ensino superior.

A reação dos participantes

Quanto às reações dos participantes, manifestadas ao longo dos dois dias, Zucolotto afirma que tem apenas uma palavra para descrevê-las – espanto: “Realmente, foi muito importante observar e sentir que a audiência ficou surpresa ao ver que suas numerosas dúvidas, ansiedades e outros problemas que norteiam a vida dos pesquisadores, principalmente dos mais novos, foram colocadas em discussão, sem tabus, bem como as respostas e os apoios que vieram dos palestrantes convidados. Foi um diálogo constante e isso foi muito importante para todos nós”, sublinha Valtencir Zucolotto.

Contudo, embora os esforços sejam enormes na tentativa de aprimorar e consolidar as habilidades necessárias à vida científica dos pesquisadores, o certo é que ainda existem alguns “gaps” quando colocamos nossos jovens pesquisadores em comparação com seus pares internacionais, nomeadamente em algumas áreas – não muitas. A esse respeito, o Prof. Valtencir Zucolotto sublinha que na grande maioria das áreas de conhecimento os pesquisadores brasileiros estão em pé de igualdade com seus pares no exterior, sendo que a questão mais importante é trazer o conhecimento gerado na forma de publicações científicas de altíssimo nível, embora se continue a ter algumas dificuldades quando a intenção é escrever artigos científicos no idioma inglês, o que, em contraponto, não é um problema crucial, segundo o organizador da Escola,

Para o organizador da 2ª Escola de Pesquisadores do Campus USP de São Caerlos, sua imensa gratidão vai para todos quantos colaboraram na organização do evento, que deram o máximo para que o sucesso fosse alcançado em prol da pesquisa no Brasil. “Seguimos em frente, rumo à próxima Escola”, conclui Zucolotto.

Para acessar um pequeno álbum de fotos do evento, clique AQUI.