17 de janeiro de 2019

2019 – Um ano com muita esperança da sociedade na área da saúde

Parece incrível que já estamos iniciando um novo ano.

As preocupações para o próximo ano são muitas, a exemplo: situação financeira, educação, empregos, relacionamentos e saúde.

Não há dúvida que a saúde lidera a lista. Com uma sociedade cada vez mais madura, e necessitando de soluções para os seus problemas de saúde, a preocupação com o tema faz muito sentido. Motivo da frase e desejo, muitas vezes cantada na virada do ano: “…muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender…” .

Nossa sociedade cada vez mais sofre e sofrerá com problemas crônicos, destacando: diabetes, fibromialgia, artroses, dentre outras doenças conhecidas e comuns ao cidadão. Elas precisam de constantes cuidados para a manutenção e soluções, permitindo contornar seus efeitos e problemas, preservando assim a qualidade de vida.

No decorrer de 2018, várias tecnologias inovadoras foram desenvolvidas pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), em parceria com a Biotec, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e financiadas pela FAPESP, CNPQ e EMBRAPII, regularmente anunciadas.

Segundo o Coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – IFSC/USP, Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, “2019 será o ano onde as empresas parceiras deverão lançar essas novas tecnologias no mercado. “ Não vemos a hora de poder estar disponível para toda a sociedade essas novas tecnologias, onde poderá ser tratada a artrose, considerada uma moléstia crônica que faz diversas pessoas sofrerem. O número crescente de pessoas necessitadas, distribuídas por todo o País, é enorme, sendo necessário que essas tecnologias estejam disponíveis para todos, rompendo as limitações e desafios. Caso contrário, a localização geográfica se tornará uma barreira. Não é viável as pessoas estarem se deslocando de diversos locais para receberem tratamento aqui em São Carlos. Temos que levar para as diversas localidades nossas descobertas e desenvolvimentos…”.

Além do sistema para tratamento de artrose (que foi notícia em quase toda a impressa), diversas tecnologias na área de câncer e raios-X deverão chegar ao comércio. “Este é o melhor presente que daremos para a sociedade brasileira em 2019“, conclui Bagnato.

Rui Sintra e Kleber Chicrala – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP