30 de março de 2023 - 09h00/12h00 - Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano - Bloco ICMC-6

“1ª Semana de Pós-Graduação da USP São Carlos – Mesa-redonda sobre inovação nas experiências de ex-alunos de pós-graduação”

Universidade & Sociedade – Ao interagirmos com a Sociedade estaremos oferecendo perspectivas futuras de Emprego para nossa Comunidade Discente fora da Academia?

“A história da Universidade de São Paulo tem um paralelo importante com o Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil, destacando três momentos: Proclamação da Independência, Revolução Constitucionalista e Pós Segunda Guerra Mundial.

Sob este aspecto histórico, especial atenção será dada à criação da USP no interior do Estado de São Paulo, evidenciando o Campus de São Carlos, uma referência em termos de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo. Ações de lideranças políticas e acadêmicas, que tiveram início no final da década de 1940, criaram um ambiente profícuo para a realização das atividades-fim da Universidade, com visão voltada para a Sociedade.

É importante que a atual Comunidade da USP conheça essa história, preserve-a e continue a construí-la, pois uma Universidade que não interage com a Sociedade não cumpre sua missão mais importante, perdendo sua relevância, com consequências preocupantes. Ao mantermos o vigor dessas ações, que foram promovidas por grandes nomes da USP de São Carlos, a Comunidade Discente poderá encontrar excelentes perspectivas de atuação fora da Academia, auxiliando no Desenvolvimento Socioeconômico do País e no Bem-Estar da População, com visão humanista e sustentável, preservando um dos compromissos mais importantes da Academia: Sua interação com a Sociedade!

A resposta ao título deste resumo é, sem dúvida, SIM!”

(Por: Prof. Tito José Bonagamba)