18 de maio de 2022

19 de maio – “Dia do Físico”… Comemoremos esta importante data!

No Brasil, é comemorado anualmente o “Dia do Físico” em 19 de maio, que, segundo consta na história, a data faz uma alusão ao chamado “ano miraculoso”,  ocorrido em 1905, cuja separação em pares dos 4 algarismos que formam o ano gera a data 19 do mês 05 (maio). Foi nesse ano que Albert Einstein publicou seus artigos que mudariam os conceitos da Física e que foram essenciais para o avanço científico.

Prof. Javier Ellena

As enormes contribuições feitas pelos Físicos em prol da sociedade partiram do entendimento dos fenômenos presentes na natureza, utilizando-os da melhor forma para benefício da humanidade, e que requerem para além de um vasto conhecimento, uma tremenda paixão, como salienta o docente, Presidente da Comissão de Pós-Graduação e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Javier Ellena. “Como toda a profissão, ser físico requer ter paixão por aquilo que você faz e que define você como pessoa. Ser físico, permite ver o mundo com outros olhos, enxergar a beleza na natureza que às vezes fica oculta no cotidiano das pessoas. A física permite-nos, ao mesmo tempo, perceber o pouco que sabemos sobre as coisas que nos rodeiam e o muito que nos falta aprender, olhando a imensidão do universo como o conhecemos hoje. Daí, a continua necessidade de melhorar, de colaborar com outros cientistas, para que juntos possamos desvendar mais alguns pedaços desse Universo ainda oculto, no ensejo de que num futuro próximo todo esse conhecimento leve a melhoras na nossa sociedade e nas nossas vidas cotidianas. Daí, a necessidade de ensinar para mostrar aos demais toda essa beleza oculta. Temos também a responsabilidade de lutar contra o obscurantismo e contra os pensamentos retrógrados, assim como as discriminações e divisões que tanto tem afetado o nosso país e o mundo nestes últimos anos. Ser Físico, significa, no final, saber que você faz aquilo que você ama”, pontua o docente.

Profª Tereza Cristina Mendes

Para a Profª Tereza Cristina da Rocha Mendes, Presidente da Comissão de Graduação do IFSC/USP “A palavra “Física” vem do grego e significa natureza. O físico estuda os fenômenos naturais, buscando estabelecer as leis que regem o comportamento da matéria e da energia, para depois aplicar essas leis na solução de questões práticas. Quais questões práticas? físicos (e físicas!) distinguem-se por terem grande capacidade de abstração, muito útil para isolar os aspectos mais importantes de um problema, identificando e aplicando a ferramenta mais apropriada para resolvê-lo. Isso vale tanto para a solução de problemas na ciência básica quanto para aplicações na indústria e engenharia, ou nos mais variados setores como: mercado financeiro (econofísica), medicina (física médica), biologia (biofísica), computação, ciência de dados e ciências atmosféricas. De fato, o campo de atuação para profissionais de Física fora do meio acadêmico tem se ampliado muito, o que sinaliza uma ótima expectativa para o futuro da profissão. É interessante que capacidade de abstração e espírito prático sejam habilidades adquiridas durante a graduação em Física, uma disciplina em que o objetivo fundamental é investigar as leis do universo, explicando suas regularidades e simetrias, propondo equações que se caracterizem por simplicidade e elegância. Em outras palavras, a Física é a busca pela beleza. Feliz dia do físico!”.

Para o docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IUFSC/USP), Físico e um dos maiores insignes cientistas do nosso País, Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, o “Dia do Físico” induz a refletir sobre o papel desse profissional, cuja sua ação permite que todas as áreas do conhecimento avancem para o beneficio da humanidade.

Comemorações do “Dia do Físico” em São Carlos

Na cidade de São Carlos, as comemorações do “Dia do Físico” acontecem exatamente no dia 19 de maio, inseridas na programação da “Semana da Óptica – 2022 / SEMÓPTICA”, promovida pelo Instituto de Física de São Carlos (USP) e que ocorrerão no Anfiteatro do Museu de Ciência “Prof. Mário Tolentino”, a partir das 10h00, com a participação do Prof. Vanderlei Bagnato e de alunos e professores das escolas da cidade. Nesta programação está incluída a exposição “Do Visível ao Invisível”, com atividades interativas, um “show” de Física, uma exposição paleontológica “Dinossauros”, um Planetário, onde será mostrado como nasceu o sistema solar, e atividades com kits educacionais, onde os alunos poderão fazer experimentos em casa.

Clique na imagem abaixo para conferir a mensagem do Prof. Vanderlei Bagnato.

Rui Sintra – Jornalista – IFSC/USP