16 de maio de 2021

16 de maio de 2021 – “Dia Internacional da Luz”

Com os enormes desafios lançados a todos os pesquisadores do mundo, principalmente a partir do início do ano de 2020, com a pandemia, muitas foram as vezes em que a sociedade perdeu a confiança na capacidade científica para minimizar e resolver aquela que, eventualmente, foi (e continua na ser) uma das maiores ameaças ao ser humano. Os últimos doze meses demonstraram, de forma clara, a importância das soluções encontradas para minimizar os efeitos da pandemia baseadas em evidências em variadíssimos campos de ação, que vão da saúde à engenharia.

A data de 16 de maio comemora habitualmente o Dia Internacional da Luz, uma celebração anual promovida pela Organização das Nações Unidas – ONU (VEJA AQUI), que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da ciência e da tecnologia da luz em suas vidas, quer nas áreas de saúde e comunicações, quer, ainda, na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável, pelo que o mote escolhido para este ano é Confie na Ciência – uma mensagem de incentivo aos cientistas do mundo e ao público em geral a assinarem e apoiarem uma declaração afirmando sua confiança na ciência e a importância da confiança do público no processo científico.

Nestas comemorações do Dia Internacional da Luz, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura lançou o portal  “Trust Science” (Confie na Ciência) para que todos possam assinar o “Compromisso Trust Science” (AQUI), como forma de apoiar o papel crucial do processo científico na melhoria de nossa qualidade de vida.

Nesse portal estão igualmente elencados os cientistas que a ONU elegeu como “os campeões do Trust Science”, encontrando-se, entre eles, o diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prof. Vanderlei Bagnato (único brasileiro), por suas importantes contribuições científicas, o que para o nosso Instituto é uma honra e satisfação. (VER AQUI).

Dia 16 de maio, às 16h00, o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (Cepof), alocado em nosso Instituto, irá igualmente comemorar a efeméride com uma Live em seu canal do Instagram, com a participação do Prof. Vanderlei Bagnato.

Que este Dia Internacional da Luz seja o merecido reconhecimento de todos por uma ciência que nunca negou sua participação e eficácia no cotidiano, principalmente nos momentos mais difíceis da humanidade.

Acesse AQUI o link para assistir à Live do Cepof.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP