25 de setembro de 2019

Campus USP São Carlos: 14ª Semana da Licenciatura em Ciências Exatas

Destinada a alunos de licenciatura, professores e profissionais da área de educação, iniciou-se no dia 23 de setembro, prolongando-se até dia 26, a 14ª Semana da Licenciatura em Ciências Exatas (SeLic), que apresenta como tema central A formação docente frente à realidade escolar, que permeia toda a programação desta edição do evento.

Entre as atrações da SeLic, cuja participação é gratuita, estão mesas redondas, oficinas, minicursos, palestras e apresentações de trabalhos. Todas as atividades acontecem das 19 às 22h40.

No caso dos minicursos e das oficinas, o interessado deverá escolher uma das atividades oferecidas em cada período, já que são simultâneas. Por exemplo, na noite de abertura do evento, o participante poderá se inscrever em um desses três minicursos: A inclusão e seus desafios: possibilidades de materiais didáticos adaptados no ensino de ciência; Rompendo as barreiras para a aprendizagem: experiências e possibilidades; Ensino de física para deficientes visuais. Já na noite de quarta, a escolha deve ser realizada entre uma dessas três oficinas: Recursos tecnológicos em sala de aula; Adaptações curriculares para alunos com deficiência; Jogos matemáticos.

Na quinta-feira, haverá a mesa redonda subordinada ao tema Realidades da escola brasileira, com as participações do professor Reginaldo Anselmo Teixeira e Tiana Tapety, secretária municipal de Educação de Oeiras, cidade, que fica no sertão do Piauí e que é reconhecida por ter obtido um verdadeiro salto na educação, atestado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Coordenada por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, que é oferecido em parceria pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC), a SeLic não tem taxa de inscrição. Solicita-se apenas que os participantes façam a doação de 1 kg de alimento não perecível, na abertura do evento, que será encaminhado à comunidade Divina Misericórdia, entidade que oferece apoio e abrigo a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social em São Carlos.

Para obter todas as informações sobre este evento e/ou se inscrever no mesmo, clique AQUI.

Consulte também pormenores do evento na página do Facebook – AQUI

(Por: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP)