6 de agosto de 2018

“Sábado Aeroespacial” anima Campus-2 da USP São Carlos

Realiza-se no próximo dia 11 de agosto, no Campus-2 da USP São Carlos, o denominado Sábado Aeroespacial, tendo como atividade principal o lançamento de balões com os experimentos dos jovens participantes do projeto Garatéa E.

O Sábado Aeroespacial é um evento criado pelo grupo Zenith Aerospace, projeto de extensão da EESC (Escola de Engenharia de São Carlos), que conta com alunos das principais universidades da cidade de São Carlos, incluindo a USP (Universidade de São Paulo), a UFSCar(Universidade Federal de São Carlos) e o IFSP(Instituto Federal de São Paulo), para o desenvolvimento de pesquisas e soluções na área da ciência e engenharia aeroespacial.

O evento faz parte do projeto Garatéa Educacional, que levará experimentos de física, química e biologia desenvolvidos por estudantes de ensino fundamental e médio até à estratosfera, em balões meteorológicos. A ideia inicial do evento é oferecer a esses jovens, de todo o país, uma experiência interdisciplinar que fomente o interesse deles nas áreas de ciência e engenharia.

Para tanto, o grupo oferecerá aos participantes uma série de palestras e workshops, além de contar com a presença de diversos outros grupos de extensão da USP e da UFSCar.

Vale lembrar que a taxa cobrada de inscrição cobrirá as palestras, workshops e coffee-breaks, sendo que tanto a feira de grupos extracurriculares quanto o lançamento serão abertos ao público em geral.

A atração principal do evento será o lançamento da sonda que levará os experimentos: no entanto, por se necessitar da aprovação da Força Aérea Brasileira, além de se depender das condições climáticas do dia, não há como confirmar se o lançamento ocorrerá na data e local do evento.

O evento inicia-se às 08h00 e terminará às 18h00, com as atividades ocorrendo em três prédios distintos no Campus: as palestras ocorrerão no Departamento de Engenharia Aeronáutica, os workshops no Hangar-1 (ao lado do Departamento de Engenharia Aeronáutica) e a feira de exposições dos grupos de extensão no Centro de Convenções.

Clique AQUI para obter mais informações e mapas dos locais onde ocorrerão as iniciativas.

Para fazer sua inscrição, clique AQUI.