23 de novembro de 2022

Bibliotecas universitárias mudam perfil para atender aos novos tempos

Alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, as bibliotecas pretendem se transformar em um local de pleno acesso ao conhecimento; funcionamento com horário estendido, ações culturais, jogos, área de descanso e novas formas de pesquisar buscam atrair mais público.

Segundo Adriana Ferrari, coordenadora executiva da ABCD, a biblioteca é um equipamento cultural da sociedade, de acesso público e aberto, e as bibliotecas universitárias também cumprem essa tarefa, abrindo seus espaços para além dos muros da Universidade. “As nossas bibliotecas acadêmicas também são de acesso público, e temos um compromisso com a sociedade de oferecer serviços para toda a comunidade”, reitera. Ela ainda acrescenta que é preciso estar alinhado com as demandas do futuro, de inclusão e acolhimento, preocupando-se com a diversidade de públicos.

Inclusiva e acessível: em busca de todos os públicos

Já imaginou uma biblioteca com jogos de tabuleiro, cafeteria e área de descanso? Após a reforma, prevista para ser concluída em setembro de 2023, essa será a realidade da Biblioteca Central do Campus USP de Ribeirão Preto, que também terá salas de estudo individual e empréstimo de notebooks, tablets e fones de ouvido. O espaço é de uso público, para a comunidade USP e externa, da mesma forma que na Seção de Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos, que empresta materiais, oferece salas de leitura e estudo e recebe escolas públicas para atividades educacionais e de divulgação científica por meio de parcerias com o Centro de Inclusão Social USP São Carlos (CIS-USP SC) e o Projeto Pequeno Cidadão.

Contação de histórias na biblioteca do IFSC para crianças do Projeto Pequeno Cidadão

Confira a matéria completa: https://jornal.usp.br/universidade/bibliotecas-universitarias-mudam-perfil-para-atender-os-novos-tempos/

Por: Jornal da USP

, , ,